...
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Descubra como ter processos mais eficientes na sua empresa

Descubra como ter processos mais eficientes na sua empresa

Processos mais eficientes sem pesar no orçamento da empresa. Descubra como é possível otimizar o negócio sem realizar grandes investimentos financeiros.


 

Em seu dia a dia de trabalho você sofre uma série de pressões que exigem o constante aprimoramento dos serviços da TI, obrigando sua área a inovar sempre. Ter processos mais eficientes é, sem sombra de dúvidas, um dos desafios diários em qualquer mercado.

Reforçando a necessidade permanente de se reinventar, surgem a cada momento novas tecnologias.

No caso dos responsáveis pela TI de uma empresa, essa atualização é uma condição essencial para que consiga entregar soluções de modo rápido e eficiente, com as respostas requeridas pelas áreas de negócio — e, se possível, surpreendendo-as positivamente. Só assim o trabalho será reconhecido como efetivo na busca por resultados da empresa. 

Neste artigo, você vai descobrir como ter processos mais eficientes, mesmo com um orçamento apertado. Confira!

Ilustração Imagem TI com Baixo Custo

 

 

Necessidade de aprimorar os processos

Muitas vezes, o merecido reconhecimento dos responsáveis pela TI de uma empresa, não ocorre de maneira tão óbvia, mesmo em tempo de transformação digital e constatação da relevância desses profissionais.

Uma recente pesquisa do Gartner, entrevistando 90 CEOs de empresas de tecnologia, mostra que 68% deles têm como prioridade a expansão da empresa, mas somente 26% deles veem como prioritário o aprimoramento de processos de negócio. Isso revela o grau do descompasso entre o desejo de crescimento e a percepção (correta) de que melhores processos impulsionam maiores receitas.

Vamos avaliar um exemplo real: uma empresa de serviços de tecnologia, oferecendo ao mercado uma excelente arquitetura corporativa, fechava negócio 90% das vezes em que apresentava prova de conceito ao possível novo cliente.

O que essa empresa poderia fazer para se expandir no mercado? A ideia do CEO era contratar mais profissionais, para apresentar provas de conceito a um maior número de potenciais clientes.

Em vez disso, o Gartner recomendou a criação de uma prova de conceito on-line, para autoatendimento. Dessa forma, sem limites no número de apresentações, a taxa de fechamento de negócios passou a ser de 65% e foi possível à empresa dar conta de um número muito maior de atendimentos sem novas contratações.

 

Processos mais eficientes por meio da automação

Um atributo-chave da inovação em negócios é o desenvolvimento de processos automatizados escaláveis, que permitem maior crescimento no longo prazo. A prioridade, tanto nos processos de front-office como vendas e marketing , quanto nos processos de back-office como contabilidade, finanças e recursos humanos deve ser sempre o desenvolvimento dos processos escaláveis.

Sem automação, a otimização de processos se torna uma tarefa praticamente impossível. E há ferramentas certas para diferentes tipos de automação de processos.

 

Soluções Robotic Process Automation

As soluções RPA Robotic Process Automation  são um modo eficiente de você rapidamente agilizar os processos repetitivos e uma boa maneira de iniciar uma estratégia de automação de longo prazo.

Funcionalidades presentes em soluções RPA para automação de processos são capazes de executar atividades operacionais de rotina, ligadas a processos burocráticos.

Com essas soluções você emula ações humanas tanto em tarefas determinadas quanto nas diferentes etapas de processos mais complexos. Isso inclui, por exemplo:

  • a resposta automática a e-mails;
  • processamento on-line de ordens de compra;
  • categorização de chamados de suporte;
  • gerenciamento de folhas de pagamento;
  • transferência de dados entre diferentes sistemas, entre muitas outras possibilidades. 

De acordo com uma publicação da Forrester Research, o RPA seria uma abordagem tática, para “aliviar as dores” de um processo penoso, enquanto o BPM Business Process Management tem como objetivo modernizar e, continuamente, aprimorar os processos de negócios.

 

Digital Process Automation

O conceito de Digital Process Automation — DPA — pode ser considerado uma evolução da categoria BPM, expressando a necessidade cada vez maior de automatizar processos, como elemento essencial da jornada das empresas rumo à transformação digital.

A Forrester Research diferencia o DPA–deep (um DPA profundo) do DPA–wide (um DPA largo), sendo o primeiro destinado a um pequeno e seleto grupo de profissionais de TI altamente qualificado, com foco em processos muito complexos e capazes de determinar onde inovar ou não.

Essas soluções DPA-deep também são caracterizadas pelo foco em criar aplicações mais complexas, portanto, um número menor se comparado à DPA-wide.

O DPA-wide seria “para as massas”, estendendo o design do processo para além dos pequenos grupos de desenvolvimento altamente qualificados para os usuários corporativos, utilizando plataformas low-code, ou mesmo no-code.

Ou seja, todos podem se beneficiar de soluções DPA low-code de automação de processos. Outra característica dessas soluções DPA-wide é a escalabilidade, o foco em centenas de aplicações.

Por dispensarem codificação, essas plataformas não exigem uma alta qualificação em TI do profissional desenvolvedor. Ainda assim, permitem mudanças significativas em modelos e procedimentos operacionais — como fluxos de trabalho, regras de negócio, modelos de dados e modelos de decisão, entre outros — influenciando diretamente os processos e resultados operacionais da empresa.

 

DPA-Deep e DPA-Wide

A questão que se apresenta é: como ter uma plataforma que sirva tanto aos times de TI (DPA-Deep) como para os times de negócios (DPA-Wide) ao mesmo tempo?

Um modelo ideal é a solução Zuri, que resolve de forma simples problemas altamente complexos, tanto para equipes de TI quanto para equipes de negócios.

Profissionais de negócios sem conhecimento em linguagem de programação e desenvolvimento conseguem usar o Zuri para criar sua própria solução de automação de processos de negócios.

Ao mesmo tempo, o Zuri também atende equipes de TI, fornecendo criação de aplicações complexas com integrações de sistemas, e tudo sob fácil governança, seguindo compliance e outras regras de negócios.

A Forrester Research identifica ainda outra classe de produtos para automação de processos: DCM (Dynamic Case Management), voltada a ambientes múltiplos, processos específicos caso a caso ou investigações: “é importante entender as diferenças entre as tecnologias para a automação de processos. Mas também é importante compreender como elas podem funcionar em conjunto. A Forrester identifica silos de automação sendo criados em empresas – e essa é uma tendência perturbadora. Leve isso em conta”. 

Uma plataforma DPA low-code (como a solução Zuri), que seja integradora de sistemas, é a escolha mais inteligente.

 

Mineração de processos

 O conceito de mineração de processos vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos, em que surgiram primeiro produtos específicos e, agora, temos soluções DPA e RPA que nos fornecem toda visão acerca de gargalos, contribuindo para melhoria contínua de forma mais simples, fácil e acessível financeiramente.

Hoje, a mineração de processos se estende à Internet das Coisas (IoT), redes de distribuição de produtos, manufaturas e logística, e pode se tornar uma peça importante na transformação digital das empresas.

Considera-se que um bom produto de mineração de processos inclui características como:

  • análise da interação com clientes para integração a processos internos; 
  • análise preditiva; 
  • painéis com indicadores de desempenho atualizados em tempo real;
  • suporte para interação entre diferentes processos de negócios. 

Como você pode ver, conhecer as soluções e tecnologias disponíveis no mercado, alinhando o seu negócio às demandas do mercado e adequando as possibilidades ao orçamento, é um passo importante para o crescimento contínuo da sua empresa.

Na prática, uma plataforma DPA low-code, que seja integradora de sistemas, é a escolha mais inteligente, independentemente do porte do seu negócio.

Gostou deste artigo sobre transformação digital? Então, aproveite para conhecer a solução low-code Zuri. Entre em contato conosco!

 

 

“PhD. Leandro Zerbinatti, Diretor de Serviços”
Mentor de Transformação Digital e Professor PHD, Leandro traz em seu legado vasta experiência corporativa em áreas do ciclo de desenvolvimento da Engenharia de Sistemas (Eletrônicos e de Informação), Inovação e Capacitação de Pessoas. Nos últimos anos, aprofundou seu expertise na tecnologia low-code e atuou como líder de Academy para a Outsystems, gigante do mercado global em tecnologia low-code, focada em desenvolvimento de aplicativos..

 


Referências: 

  1. Tech CEOs: How and When to Improve Business Processes to Enable Scalable Growth, Gartner, junho de 2019. Analistas: Arthur Villa, Neil McMurchy 
  2. RPA, DPA, BPM, And DCM Platforms: The Differences You Need To Know,  Forrester Research, março de 2019, por Craig Le Clair 
  3. Market Guide for Process Mining, Gartner, junho de 2019. Analista: Marc Kerremans

Deixe aqui seu comentário!

1 thoughts on “Descubra como ter processos mais eficientes na sua empresa

  1. Pingback: Maximize a eficiência operacional com automação - Zuri

Comentários não permitidos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

Mais lidos