...
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que tem de novidade no Zuri: Julho 2023

Atualização 9.23.07 


Antes da instalação é recomendado que entre em contato com o nosso suporte para acompanhamento, através do e-mail suporte@gozuri.com.

Melhorias

Fizemos algumas melhorias que estão sendo implementadas neste pacote:

1 – Atualização de página com a inserção de item em subformulário

Para um formulário que contenha um campo subformulário, toda vez que um item for inserido a página será atualizada e retornará ao ponto em que estava anteriormente. Para que esta melhoria seja aplicada é necessário que seja adicionada a tag ‘<add key=”Zuri.Form.KeepScrollPosition” value=”true” />’ no webconfig.

Antes desta melhoria, quando um novo item era inserido no subformulário a página voltava ao topo do formulário.

2 – Inserção de barra de rolagem horizontal flutuante nas tabelas do Portal e Studio

Foi inserida uma barra de rolagem horizontal flutuante nas tabelas do Portal e Studio para casos em que estas tabelas ocupem um espaço maior do que a página, como mostrado na imagem abaixo. Sendo assim, não há mais a necessidade de se chegar até o final da tabela para acessar a barra de rolagem.

Figura 1 – Área de trabalho com barra de rolagem horizontal

 

3 – Congelamento do header das tabelas do Portal e Studio

Foi implementada a melhoria de congelamento do header de todas as tabelas do Portal e Studio. Sendo assim, quando a barra de rolagem lateral for utilizada, será possível continuar visualizando o cabeçalho da tabela, como mostrado nas imagens a seguir:

Figura 2 – Relatório de marcadores sem congelamento de header

 

Figura 3 – Relatório de marcadores com congelamento de header

4 – Encriptação de dados do formulário no banco de dados

Foi adicionada a possibilidade de configuração de dado sensível nos campos do formulário, como mostrado na Figura 4. Quando esta opção é configurada, os dados serão criptografados no banco de dados, impossibilitando o acesso de usuários não autorizadas. Os campos do formulário que passaram a ter esta configuração foram: classificação, texto, caixa de seleção, seleção simples, seleção múltipla, carga de arquivo, listas conectadas e conteúdo HTML.

Figura 4 – Configuração de dado sensível no campo do formulário

Estes dados serão descriptografados quando selecionados para serem mostrados num relatório, sendo que para este caso, o controle de acesso deverá ser feito diretamente no módulo da página para evitar que usuários não autorizados vejam as informações.

5 – Inserção da possibilidade de novo registro pelo relatório de formulário

Quando inserido o módulo de relatório de formulário em uma página, foi implementada a possibilidade de configuração que permite a inclusão de novos registros no relatório. Esta alteração pode ser feita dentro da opção de ‘preferências’ do módulo, como mostrado na Figura 5.

Figura 5 – Opção de preferências no módulo de relatório de formulário

Dentro da opção de preferências, na configuração ‘Permitir a inclusão’ é necessário selecionar ‘Sim’ para que a inclusão de novos registros possa ser realizada através do relatório de formulário.

Figura 6 – Configuração para inserção de registro no relatório de formulário


Depois de publicada a página, aparecerá o botão de novo registro, possibilitando que a ação seja feita.

Figura 7 – Botão para novos registros no relatório de formulário

6 – Geração de log de queries geradas pelo hibernate

Foi incluída uma tag que permite a geração de log com todas as queries geradas pelo hibernate que estão sendo enviadas para o banco de dados.

⚠ Esta tag deverá ser utilizada somente em caso de diagnóstico de problemas. Caso fique ligada irá ocorrer impactos na performance, já que muitos dados serão gravados no banco.

Para ativar esta tag é necessário seguir os passos:

a) Incluir a tag <add key=”Zuri.HibernateLogging” value=”true”/> no appSettings;

Figura 8 – Inclusão de tag no appSettings


b)
Incluir o provider na seção providers do health monitoring;

Figura 9 – Inclusão de provider na seção providers do health monitoring

c) Incluir mapeamento do EventMappings;

Figura 10 – Inclusão de evento no EventMappings


d)
Incluir regras no rules.

Figura 11 – Inclusão de regra em rules

7 – Inserção de desvinculamento de executor no módulo ‘Etapa’

Dentro do módulo de ‘Etapa’ em configurações avançadas é possível acionar a opção “Desvincular automaticamente”, como visto na Figura 12. Esta opção permite que após a vinculação do item à um usuário, o desvinculamento seja feito caso este executor feche seu browser entre as etapas, sendo assim, todos os usuários que possuíam acesso ao item em sua caixa de entrada antes de sua atribuição, voltam a ter este acesso.

Figura 12 – Configuração para desvinculamento automático do item

 

8 – Modificações no calendários de feriados

Foram realizadas modificações nas configurações do calendário de feriados pré-existente.

Figura 13 – Página de configuração do calendário de feriados antigo

 

8.1. Foi inserido um botão que quando clicado abre o cadastro de feriados;

8.2. Foi realizada a listagem de feriados já cadastrados no mês;

8.3. O layout do calendário foi alterado, permitindo o retrocesso/ avanço por mês e por trimestre. Além disto, também é possível realizar a alteração do mês e ano do calendário clicando em cima do texto da data;

Figura 14 – Página de configuração do calendário de feriados atual

 

8.4. Foi inserida a legenda referente ao tipo de feriado cadastrado na data.

9 – Cancelamento de múltiplas etapas no módulo ‘Cancela etapa’

Antes só era possível configurar o cancelamento de uma etapa por módulo inserido no desenho do processo, como visto na Figura 15.

Figura 15 – Configuração do módulo ‘Cancela etapa‘ antes da modificação


A partir desta versão, o módulo permite o cancelamento de múltiplas etapas, sem existir a necessidade de se adicionar vários módulos de ‘Cancela etapa’ no desenho do processo, como visto na imagem abaixo.

Figura 16 – Configuração do módulo ‘Cancela etapa‘ após modificação

 

10 – Inserção de link de formulário com item para preenchimento parcial

Foi realizado o link entre um formulário e um item para os casos em que o formulário pai é preenchido e o formulário filho era preenchido parcialmente. Antes para este cenário, quando o item era reaberto, as informações do formulário pai já preenchidas não eram exibidas ao usuário. A partir desta melhoria, estes dados passaram a serem mostrados.

Ajustes

Além das melhorias, também trabalhamos em diversos ajustes do produto. Confira a seguir:

Processo

1 – Gravação de dados de marcador para itens gerados em um subprocesso

Quando um novo item é gerado através de um subprocesso que possui algum marcador configurado, no momento da finalização deste item havia um erro na gravação de dados. O ajuste foi realizado e esta situação não ocorre mais.

2 – Jornada de trabalho do processo

Quando configurada uma jornada de trabalho para o processo, ao reabrir a janela de configuração, as informações não estavam sendo exibidas. Este ajuste foi realizado e os dados agora ficam visíveis ao usuário.

3 – Adição de grupo na importação de processo

Quando importado um processo para outro ambiente, era recebido um aviso de acesso inválido e o grupo de administradores do site era inserido como gestor de todas as etapas do processo. Esta inconsistência foi ajustada nesta versão.

4 – Caracteres para campo de status do módulo ‘Informações do item’

O limite de caracteres para o campo status do módulo de ‘Informações do item’ estava diferente no banco de dados e no preenchimento do campo, o que gerava conflitos em relação à informação. Agora todos os campos possuem a mesma quantidade de caracteres.

5 – Restauração de processos

Para processos que possuam um fluxograma com uma grande quantidade de módulos, a ação de restauração apresentava erro quando acionada. Esta inconsistência não ocorre mais e o processo pode ser restaurado normalmente.

Área de trabalho

6 – Filtro de etapas para etapas paralelas

Existia uma inconsistência no momento de filtragem de etapas de um processo quando a opção de remoção de etapas selecionadas estava ativada e uma das etapas escolhidas estava em paralelo com outra. Após o ajuste a filtragem destes casos voltou a acontecer como deveria.

 
 

Relatório de marcadores

7 – Filtro de datas

A busca do filtro de datas do relatório de marcadores estava sendo feita considerando o range de dias e não dias e mês. Desta forma, o retorno da pesquisa não necessariamente refletia o esperado. O filtro está funcionando corretamente nesta atualização.

8 – Busca de dados inexistentes

Ao se realizar buscas no relatório de marcadores para dados não existentes, o relatório ficava carregando e não retornava nenhuma informação. Com esta versão, quando a busca por um dado não existente é feita, a informação de que o registro não foi encontrado é exibida.

9 – Formato de campo texto na exportação do relatório

No momento de exportação do relatório de marcadores para arquivos no formato XLS ou CSV, o campo de texto, quando contido somente número, trazia consigo o formato data para o arquivo exportado. Esta inconsistência foi ajustada e a exportação com o formato correto está ocorrendo normalmente.


Formulário

10 – Campo texto sem edição com fonte de dados

O campo texto sem edição, quando configurado com uma fonte de dados do tipo procedure, não estava retornando a informação necessária após o formulário ser aberto por mais de uma vez. O ajuste foi realizado e o dado está sendo exibido normalmente.

11 – Campo do tipo data/data e hora

Não estava sendo possível inserir manualmente a informação de data ou data e hora no campo do formulário com este tipo de validação. Com esta versão, esta ação voltou a funcionar normalmente.

12 – Campo caixa de seleção com fonte de dados do tipo procedure

Para um campo de caixa de seleção com uma fonte de dados do tipo procedure e que possuía dependência em relação a outro campo de seleção, no momento de preenchimento de um formulário, caso esta seção fosse exibida, ao invés de aparecer a opção ‘Selecione’ no campo, o mesmo já vinha preenchido com a primeira opção da listagem. É importante mencionar que esta opção que já vinha preenchida não era salva no banco de dados, somente era exibida no campo. Após ajuste, o campo passou a mostrar a opção ‘Selecione’ quando o usuário ainda não fez sua seleção.

13 – Campo texto com validação do tipo monetário

Os caracteres de separação de casas decimais e milhares de campos do tipo monetário não estavam sendo mostrados na visualização dos formulários. A correção foi realizada e este campo está funcionando de acordo com o esperado.

14 – Exibição de valor ao invés de título para alguns campos

Os dados mostrados para os campos de caixa de seleção, seleção simples e seleção múltipla, no momento de exibição das informações do item, se misturavam entre título e valor cadastrado na criação do formulário. Esta inconsistência passou por ajuste e os campos são exibidos conforme o que for selecionado pelo usuário.

15 – Ordenação dos itens do campo de seleção simples

Para um processo com etapa configurada para ser executada automaticamente, os itens do campo de seleção simples sofriam alteração em sua ordenação quando o item era visualizado mais de uma vez. A partir desta versão, a ordenação para este caso permanece de acordo com a escolhida pelo usuário no momento de configuração do campo.

16 – Campo com fórmula ‘RéplicaValorText’

Para um campo configurado com a fórmula ‘ReplicaValorText’, quando havia uma edição manual da informação deste campo e o salvamento era realizado no banco de dados, ao atualizar o formulário com uma nova informação não referente a este campo, o valor do mesmo era substituído pelo valor da fórmula de replica texto. Com os ajustes realizados, esta inconsistência não ocorre mais.

17 – Leitura de valores em objetos compostos com fontes de dados

Para todos os campos do formulário que possuam apenas um valor e são configurados com uma fonte de dados, o retorno das informações para objetos compostos não era realizado. O ajuste foi realizado nesta versão.


Item de processo

18 – Exibição de anexo de formulário na execução de um item

Havia uma inconsistência na exibição de um anexo de formulário durante a execução de um item quando o arquivo era salvo com caracteres especiais. Após ajuste, o nome do arquivo anexado pode ser salvo da forma que o usuário preferir, sendo que os caracteres especiais serão substituídos a fim do anexo ser exibido corretamente na execução do item.

19 – Menu de mensagem do item

A janela de uma nova mensagem do item estava sendo fechada quando incluídos usuários nos campos ‘Para’ ou ‘CC’. Além disto, no histórico das conversas as informações do destinatário não eram exibidas. A partir desta versão, os campos para uma nova mensagem aparecem direto na tela, sem a necessidade de se clicar em um botão para que sejam abertos. Todas as informações de destinatário da conversa também estão aparecendo como deveriam. Sendo assim, o menu de mensagem do item está funcionando corretamente.

20 – Download de anexo do tipo e-mail

Não era possível realizar o download de anexo com formato .msg quando num campo ‘Grid Formulário’ através da aba ‘Execução’ do item, este download só estava sendo executado através da aba ‘Anexos’. O ajuste foi realizado e o download do anexo está sendo feito normalmente por qualquer aba do item do processo.


Relatório de formulário

21 – Campos de datas com fonte de dados do tipo procedure

Dentro do relatório de formulários, os campos do tipo data que possuem uma procedure como fonte de dados não estavam sendo exibidos. Esta inconsistência foi resolvida e os campos estão sendo exibidos normalmente.


Painel de controle

22 – Finalização de item iniciado por fluxo externo

Era exibida uma mensagem de erro quando um item era finalizado no painel de controle e este item havia sido iniciado no processo por um fluxo externo. O ajuste foi realizado e o item pode ser finalizado normalmente.

Deixe aqui seu comentário!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

Mais lidos