...
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A gestão de processos com IA e áreas de aplicação nas empresas

 

Como abordamos em um artigo anterior no nosso blog, a integração entre a Inteligência Artificial (IA) e o Business Process Management (BPM) traz diversas vantagens na gestão operacional de organizações.

Essas vantagens competitivas ocorrem porque a integração de IA e BPM , permite automatizar tarefas repetitivas e fornecer análises preditivas, que aprimoram a tomada de decisões.

A Inteligência Artificial (IA) vem sendo aplicada em diversas empresas de diferentes setores, mas o setor de TI é um dos mais avançados nesta implementação. De acordo com um estudo da IBM , 41% dos profissionais de TI no Brasil afirmam que suas organizações estão investindo em treinamento e requalificação de colaboradores para trabalharem com novas ferramentas e softwares de automação e IA.

Um exemplo de aplicação prática da IA no BPM é a análise de dados para aprimoramento de processos financeiros, de seguros e de recursos humanos. Ferramentas de IA identificam padrões em grandes volumes de dados, como na análise de perfis, identificação de fraudes ou otimização de contas a pagar e a receber.

Esse processo oferece insights que permitem que equipes ajustem seus fluxos de trabalho, aumentando a eficiência e evitando problemas de compliance.

 

Como a IA realiza o mapeamento e análise de processos?

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta importante no mapeamento e análise de processos, principalmente na aplicação da mineração de processos (Process Mining) e no aprendizado de máquina (Machine Learning).

Process Mining utiliza dados registrados nos sistemas para identificar padrões e gargalos, ajudando a mapear e reestruturar processos. Esse recurso agiliza a busca por erros e fornece uma base mais precisa para melhorias.

Machine Learning é o processo que a IA realiza através de observação e análise. A partir de dados históricos, ela se ajusta continuamente para responder as demandas em tempo real com diminuição de gargalos que podem ocorrer em processos manuais.

 

Como a IA reduz erros e aumenta a eficiência dos processos

Ao ser utilizada para otimização de processos, a IA pode revisar fluxos de trabalhos existentes e avaliar onde os processos estão menos eficientes. Com isso, ela realiza :

  • Análise de processos: a inteligência artificial analisa os processos atuais e revela a dinâmica dos fluxos de trabalho e como fazer melhorias.
  • Aprimoramento contínuo: os algoritmos de aprendizado de máquina são continuamente ajustados por meio de aprendizado e adaptação à realidade, otimizando processos com base em dados e feedback em tempo real.


Exemplos de uso de IA e BPM

As empresas brasileiras já estão usando IA em gestão de processos. Confira abaixo como a IA é utilizada em alguns setores específicos do mercado:

IA e BPM no setor financeiro

No setor de serviços financeiros, a IA facilita a automação de processos de rotina, como triagem de documentos, auditorias e compliance, reduzindo tempo, custos e aumentando a precisão dos dados. As instituições financeiras conseguem agilizar processos manuais, como a análise de crédito, utilizando algoritmos que avaliam grandes volumes de dados e tomam suas decisões com base em critérios claros e preditivos.

Além disso, a IA aplicada no setor financeiro ajuda a monitorar e antecipar riscos, evitando fraudes.  Esse monitoramento constante é importante para o compliance, uma vez que regulamentações financeiras são complexas. Com a IA, as instituições financeiras podem se adaptar as novas regulamentações e melhorar a precisão na identificação de desvios, garantindo a conformidade e a segurança nas operações.

 

IA e BPM no setor de RH

No setor de recrutamento e seleção de uma área de RH, a IA combinada com BPM permite automatizar tarefas como triagem de currículos, identificação de candidatos qualificados e até mesmo a realização de entrevistas iniciais através de assistentes virtuais.

A análise preditiva de dados de funcionários permite prever índices de rotatividade, identificar necessidades de treinamento e desenvolver planos de sucessão. Com esses dados, o RH pode tomar decisões mais estratégicas para aumentar a retenção de talentos.

Outro benefício é a automação de tarefas administrativas, como o processamento de folhas de pagamento e o gerenciamento de benefícios.

 

IA e BPM no setor de vendas

No caso do setor de vendas, a IA pode classificar leads, atribuindo uma pontuação com base em fatores como o comportamento dos clientes e as interações anteriores. Isso ajuda a equipe de vendas a focar nos leads mais promissores, aumentando as chances de conversão e a eficiência do processo de vendas.

Além disso, ferramentas de IA aplicadas ao BPM fornecem insights sobre quais produtos têm mais chance de ser comprados por determinado perfil de cliente. Isso permite uma personalização nas abordagens de venda, fazendo com que as estratégias sejam mais assertivas e gerem melhores resultados.

A IA também pode melhorar o gerenciamento de processos pós-venda, facilitando a análise de feedbacks e a identificação de padrões que indicam a satisfação do cliente. Isso é fundamental para fidelizar consumidores e aprimorar produtos e serviços.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

Mais lidos