Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Aceleração da Transformação Digital: entenda como fazer

como fazer a transformação digital

Aceleração da Transformação Digital: entenda como fazer

O processo de transformação digital nos negócios corporativos já começou, e muitas empresas estão buscando maneiras diferentes de acelerar seus processos com qualidade.

A automação de processos nas diferentes áreas da empresa e, portanto, em diferentes etapas operacionais do negócio tem sido alvo de muitos projetos e investimentos. A partir dessa estratégia, é possível reduzir custos nas operações e tempo gasto em cada processo, resultando em alta velocidade na execução dos processos e com qualidade admirável, dado o nível de controle e inteligência que a automação de processos pode gerar.

Segundo o estudo  IT² – Indicador de Transformação da TI, desenvolvida pela IDC, em colaboração com Dell EMC e Intel, o Brasil tem uma média de 33,9 pontos no quesito automação de processos. Ainda temos muito para progredir, somos um mercado cheio de oportunidades para automação. Esse dado, nos mostra duas situações: a primeira é que poucas empresas adotaram as soluções da transformação digital. E a segunda, é que as empresas que buscarem a aceleração da informatização de processos, também chamada de digitalização de processos, certamente irão se destacar diante de seus concorrentes.

Por este motivo, nós da Zuri preparamos este artigo para que você entenda o que é transformação digital e como a sua empresa pode ter uma aceleração nessa fase de mudança a partir da automação de processos.  

 

O que é a transformação digital?

A transformação digital é a mudança das muitas etapas operacionais de cada empresa a partir das novas soluções tecnológicas, com processos cada vez mais informatizados e automatizados. E ao contrário do que muitos gestores e empresários acreditam, o processo de aceleração digital no mundo corporativo não é algo muito custoso.

Pequenos hábitos e a implementação de soluções digitais ajudam na mudança do seu ambiente organizacional. Segundo o estudo sobre as 10 estratégias tecnológicas para 2020 realizado pela Gartner, mudar o mindset e romper com preconceitos ajudam no processo de mudança. 

Isto em razão de que você, gestor ou líder, não fica limitado por “achismos” ou concepções equivocadas a respeito de determinado tema. Além disso, a naturalização de mudanças mais simples no ambiente corporativo reforça a transformação digital, como o uso da automação de processos e a informatização das etapas operacionais da empresa. E, ao iniciar esse processo de aceleração da transformação digital, a sua empresa passa a ter mais benefícios, como você vai descobrir no tópico seguinte.

 

Benefícios da transformação digital

A transformação digital trouxe várias soluções para pequenas, médias e grandes empresas, proporcionando diversos benefícios para cada etapa específica de implantação. Confira abaixo, as principais vantagens da transformação digital no cotidiano da sua empresa:

 

Comunicação com ruídos reduzidos

Atualmente, o processo de comunicação sofre com ruídos nas diferentes etapas processuais. E, certamente, o engajamento das equipes para o objetivo comum da empresa é fator-chave para resultados de sucesso.  Felizmente, por conta da aceleração da informatização, as empresas não vão precisar partir de presunções, isto é, os dados ficarão mais claros para determinar decisões e os processos automatizados evitarão erros.

 

Gestão aprimorada

Por conta da automatização dos processos, você, gestor ou líder, vai ter mais controle das diferentes etapas operacionais, podendo gerir e tomar decisões a todo momento com mais qualidade. Além do controle, com a automação de processos de forma inteligente você consegue acesso à relatórios e dashboards customizados para seus KPIs à um clique de distância. É outro mundo, acessível para praticamente todas as empresas, principalmente, grandes e médias.

 

Entregas de alto valor

Já que os produtos ou serviços da sua empresa passam a ser gerados com processos automatizados, a entrega de valor ao seu cliente é aperfeiçoada. Entre tantas vantagens, isso gera uma manutenção na confiança entre empresa e cliente, tendo possibilidade de até mesmo fidelizar com mais facilidade. Automatizar tarefas do back-office da empresa gerará maior valor entregue ao cliente, mais rapidamente e com menos despesas na sua operação.

 

Redução de gastos

Os custos operacionais ficam menores quando você opta pela automatização de processos. Isso acontece em razão da diminuição de gastos com despesas diretas e, também, da diminuição do retrabalho. Em resumo, você alcança mais velocidade operacional com mais qualidade na execução.

 

Diferencial competitivo

A jornada da transformação digital já começou na maioria das empresas e é exigida por clientes. Empresas que iniciarem logo a digitalização de seu backoffice, incrementando a experiência dos clientes e entregando mais valor para eles, vencerão. Iniciar a transformação digital sem demoras, implantar as otimizações e corrigir eventuais erros, fará a diferença. Mas, para isso, precisa iniciar logo a jornada da transformação digital.  

 

Aceleração da transformação digital ocorre com a automatização de processos

Empresas de ponta que já iniciaram a jornada da transformação digital iniciaram com a automação de processos de negócios, também chamado de digitalização de negócios. Com a automação de processos estas empresas aumentam sua eficiência operacional ao mesmo tempo em que reduzem despesas com retrabalho, erros e aumentam a velocidade da operação mantendo a qualidade dos serviços. 

Automação de processos no backoffice destas empresas tem se mostrado uma estratégia para acelerar a jornada da transformação digital. Esta automação no backoffice, quando bem planejada e executada, contribui para aumentar o valor entregue aos clientes. Consequentemente, a transformação digital com a automação de backoffice contribui para uma operação mais lean, menos burocrática, mais rápida e com menos despesas. Ao final, mais receitas e menos despesas sem esforço adicional. 

A Forrester denomina plataformas Digital Process Automation (DPA), em português, Automação de Processos Digitais, como plataformas que desenham, transformam e aprimoram processos de negócio com tecnologia de automação, uma espécie de BPM, só que mais leve, com uma perspectiva da jornada do consumidor. 

É possível analisar o seu problema e criar uma solução sob medida. Inclusive, caso seja necessário, até mesmo um robô (RPA) pode ser implementado e com isso tornar os processos da sua empresa mais automatizados. Tudo sob medida para o seu negócio, seus processos e sua operação.

 

O que é Digital Process Automation (DPA)?

O Digital Process Automation é a unificação de técnicas de automatização de processos capazes de propor soluções sob medidas para qualquer empresa e tendo por consequência a aceleração da transformação digital das diferentes áreas da empresa. 

Ao implementar o Digital Process Automation, o primeiro passo é o mapeamento completo do processo ou da operação em questão. Ao ter em mãos este conteúdo, o mapeamento serve para embasar uma análise completa e profunda, podendo localizar erros e eventuais formas para automatizar processos. 

Ao fim da localização dos problemas e das eventuais formas de automatizar os processos, o Digital Process Automation localiza qual técnica seria mais indicada e colocando a solução em prática.  

 

Como adicionar o Digital Process Automation a minha empresa?

Essa resposta é um tanto quanto complexa e só pode ser respondida por um especialista em tecnologia e por isso você pode falar diretamente com um expert da Zuri. Após uma conversa inicial, é possível pensar em soluções para acelerar a transformação digital da sua empresa de uma forma mais fácil e definitiva, já que a Zuri trabalha com automatizações de processos em low-code e interfaces visuais e intuitivas.

Deixe aqui seu comentário!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

Mais lidos